quarta-feira, 14 de março de 2012

Literatura infantil: pedagogia ou arte?

O que é a literatura infantil? Tem esse nome por ser considerada "menor"? Quem é seu público real? Ela se afirma enquanto disciplina a ser trabalhada pelos professores em sala de aula baseada na pedagogia ou na arte? Essas são algumas das questões que pipocam nas discussões acadêmicas atuais e que clamam por respostas urgentes.

Sabe-se que as crianças são um público consumidor em potencial e é nelas que a indústria do consumo capitalista está investindo euforicamente cada vez mais. Com a indústria dos livros não seria diferente. Esse pequeno consumidor, cada vez mais exigente e conhecedor "do novo" faz com que cresça cada vez mais a oferta de materiais disponíveis a eles no mercado: são livros emborrachados, em tecido, em 3D, com sons e imagens fascinantes e vibrantes, histórias interativas,  personagens que se movimentam ao folhear das páginas... Enfim, um mundo que se recria graças ao poder da arte.

Diante disso, é preciso que pais e educadores estejam atentos à forma como essas leituras com roupagens tão fantásticas e por vezes, fascinantes, chegam até esses pequenos leitores, pois não basta apenas encantar com o plano visual do texto se o mesmo não for bem explorado pelo mediador de leitura que precisa explorar os aspectos textuais, levando a criança a observar os elementos relevantes que estão à espera do leitor atento e sedento de conhecimento. Esse leitor deve ser impulsionado, motivado a interagir com o texto através de questionamentos, levantamento de hipóteses e dúvidas. É preciso que ele habitue-se a comparar realidades: a do livro e a dele, pois somente assim a literatura fará sentido para sua vida. É por isso que usar o texto literário com intuito moralizante ou a fim de desenvolver este ou aquele conteúdo de português, geografia ou qualquer que seja a disciplina, acaba, aos poucos, com a possibilidade que a escola tem de contribuir para a formação de cidadãos independentes.

Contudo, acredita-se que é dessa forma que a literatura infantil -  a que é destinada aos pequenos leitores com o objetivo de introduzi-los no mundo mágico das palavras que brincam, cantam, encantam e rimam, no universo da fantasia que cria o impossível, o inimaginável e o inusitado - poderá cumprir com seu verdadeiro papel, servindo primeiramente à arte, pura e exclusivamente a ela. Assim, a pedagogia e todas as outras formas de ensinamentos pegarão "carona" nessa fantástica viagem que é a literatura.
Izandra Alves
Professora

2 comentários:

  1. Minha filha, ainda com 6 anos e não alfabetizada, desde que eu me lembro é uma leitora... A Literatura Infantil é muito importante no desenvolvimento da criança e percebo que para ela os livros são prioridade.
    Parabéns Izandra pelo texto.
    Mariangela

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  2. Somente aqueles que nunca leram uma história para uma criança, não conseguem perceber a importância da literatura infantil. Bom texto professora!

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